domingo, 22 de setembro de 2019

CARPINA PRESENTE NA PRIMEIRA COPA DOS REFUGIADOS E IMIGRANTES DO NORDESTE


A Copa dos Refugiados e Imigrantes está consolidada no calendário do futebol brasileiro, haja vista São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná realizam há quatro anos, este ano foram incluídas Brasília e Recife/PE. Portanto, Recife é a primeira capital do nordeste a sediar a competição. 
A Copa dos Refugiados e Imigrantes é um projeto social de autoria da ONG África do Coração sediada em São Paulo, cuja finalidade precípua é promover a cidadania estrangeira com integração entre os povos e o intercâmbio cultural, além de oportunizar visibilidade de novos talentos.
Dois carpinenses foram protagonistas da Copa dos Refugiados e Imigrantes de Recife/PE.
No âmbito institucional Altino Soares Mulungu, ex-membro colaborador da CDIR da OAB/PE, membro da Comissão de Combate ao Racismo Institucional e Ações Afirmativas da UFPE, membro do Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apátridas de PE e Gestor do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE).
A iniciativa do evento partiu do EACAPE, entretanto, a parceria se efetuou com o apoio da DPU (PE) e a adesão do MPPE, OAB/PE, Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude de PE, Comissão de Assuntos Internacionais da ALEPE, Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALEPE, Secretaria Executiva de Direitos Humanos da prefeitura do Recife, Unicap, Faculdade Damas, ONG GADE, Aldeias Infantis, Associação Senegalesa do Nordeste, Federação Pernambucana de Futebol e AMAI.
No âmbito esportivo Cláudio Bagagem, preparador de goleiro, que atuou como técnico da seleção de Angola, a convite do gestor do EACAPE, Altino Mulungu, bem como o técnico da seleção senegalesa, Azevedo, também indicado pelo mencionado gestor.
No dia 13 de setembro tivemos o lançamento da Copa dos Refugiados e Imigrantes de Recife/PE, na sede da Federação Pernambucana de Futebol, presidido pelo Superintendente de Futebol, Dr. Evaldo Carvalho, com as presenças do Defensor Público Federal André Carneiro Leão, Promotor de Justiça Marco Aurélio, Presidente da Comissão de Esportes da OAB/PE  Dr. Saulo, Dr. André Costa, Dra. Marcela Alcoforado, Jean Batiste (Doutorando de Carmo Engenharia Civil da UFPE), Jornalista Daniel Alves, Presidente da ONG África do Coração Jean Katumba e Vice-presidente da África do Coração Abdo Ja Rour.
No domingo dia 15, tivemos a realização da competição na Arena de PE, de 8:30 às 12:30 horas, com as seguintes partidas:
Senegal 0 X 0 Angola, tempo regulamentar  nos pênaltis e teve o placar Senegal 5 X 4 Angola
Cabo Verde 2 X 0 Venezuela
No intervalo da decisão tivemos o jogo da integração entre as equipes de atletas da imprensa e ex-jogadores, com as presenças de Kuki, Zé do Carmo e do deputado federal Túlio Gadelha.
Atrações culturais (Erika Natuza), danças típicas, desfile do estilista senegalês Lassana. 
Brinquedos e recreação
Feirinha de artesanato
A decisão da Copa dos Refugiados e Imigrantes de Recife/PE foi entre as seleções de Cabo Verde 2 X 0 Senegal, a seleção de Cabo Verde sagrou-se campeã da competição, a mesma vai disputar o título nacional em novembro no Rio de Janeiro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário