quinta-feira, 14 de junho de 2018

FESTA DAS NAÇÕES OPORTUNIZA VISIBILIDADE A CULTURA AFRICANA EM RECIFE

No último final de semana, sábado (09) e domingo (10) de junho se realizou  a terceira edição da Festa das Nações, protagoniza pelo Lions Internacional por intermédio de sua Assessoria Distrital de Relações Internacionais, em colaboração com o Corpo Consular do Brasil, consulados acreditados em Recife da Albânia, China, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Japão, Malta, Nicaragua, República Dominicana, Rússia, Turquia e, entidades  culturais como a ICAC - instituto Centro de Cultura Amaricana, Centro Cultural Dante Alighieri, Gabinete Português de Leitura, Instituto Confúcio de PE, Centro Cultural Brasil Rússia, Companhia Dança Karina Leiro, Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE), Associação Senegalesa de PE e Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão.
Os mesmos apresentaram exposição de objetos típicos dos países participantes, os quais puderam divulgar as oportunidades de turismo, além da cultura e civilização.

Em relação a apresentações culturais tivemos Dança Flamenca - Companhia Dança Karina Leiro (Espanha); Aikido, dança com Leques e Laido - arte com sabre (Japão); Tarantela - dança típica italiana (Itália); Dança Kalinka (Rússia); desfile de moda africana (Senegal).

Vale ressaltar a participação estratégica da Associação Senegalesa de Pernambuco e do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE), representantes da multiculturalidade africana. Os mencionados atores compartilharam um stand que teve uma dinâmica diferenciada, disponibilizando à venda tecidos, roupas, artesanato e bijuteria genuinamente senegaleses. O stand compartilhado da Associação Senegalesa de PE e do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE) recepcionou Dr. Lamartine Hollanda Junior (Cônsul Geral da Albânia e Assessor de Relações Internacionais do Lions), Sr. Jiro Maruhashi (Cônsul Geral do Japão), Dr. Gustavo Hollanda (Advogado e Presidente de Honra da Sociedade Consular de PE), Dr. Gilberto Flávio de Azevedo Lima (Advogado e Cônsul da Finlândia), Prof. Dr. Gustavo Delgado (Coordenador de Relações Internacionais da Universidade Estácio), Prof. Dr. Pedro Ferrer (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão), Prof. Dr. Luis Emmanuel (Faculdade Damas e UNICAP) e Prof. Dr. Pedro Paulo Procópio (Faculdade Damas).

No domingo à tarde a Associação Senegalesa de PE e o Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE) protagonizaram o desfile de moda africana com cerca de quinze jovens modelos afrodescendentes com a grife do jovem estilista senegalês Lasssana Mangassouba, que contagiou o público presente com trajes típicos.

Um comentário:

1. Parabéns companheiro Altino pelo valioso trabalho e atenção que você desempenha aos nossos irmãos.